Se ao lidar com grandes decisões como escolher a carreira que irá seguir, decidir em qual empresa deseja trabalhar ou qual faculdade prestará vestibular, sua mente se torna um caos, ou até mesmo pequenos dilemas como uma resposta indecifrável, uma mensagem não respondida ou um olhar esquisito tiram sua mente eixo, seus pensamentos se tornam incontroláveis e diversos ‘e se…’s tomam em sua imaginação te deixando paralisado por horas imaginando os desdobramentos que uma situação poderia gerar, esse artigo é para você!

Pensar demais sobre tudo pode consumir suas energias, tirar seu sono, alterar seu apetite e humor e até mesmo te paralisar. Mas fique calmo, isso não é o fim! Existem maneiras de se livrar dessas armadilhas, abandonar essas ”paranoias” e viver livre de uma vez por todas deste mal chamado ansiedade. Para isso é necessário encontrar a raiz deste problema que podem ser traumas da infância, conflitos não resolvidos ou bloqueios sentimentais.

A Psicanálise já mostrou sua eficácia no tratamento com transtornos de ansiedade, uma vez que busca em sua história traumas que desencadearam algum desequilíbrio em suas emoções desvendando as angústias e trazendo clareza aos pensamentos resolvendo o problema de uma vez por todas.

Grandes nomes da Psicanálise, como Freud e Lacan, estudaram a ansiedade e a angústia como um sintoma de algo com raízes profundas no coração. A angústia está associada a conflitos inconscientes aos quais estamos submetidos. Esses conflitos estão ocultos devido ao medo que possuímos de entrar em contato com nossos desejos e limitações, pois onde existe um conflito, existe uma escolha a ser realizada.

Por meio da fala é possível desvendar os segredos que até mesmo o paciente escolhe de si mesmo, ajudando-o a compreender sua real identidade e entregando as ferramentas certas para que finalmente haja paz e tranquilidade. Se você se identificou com isso, não tenha medo de buscar ajuda e viver livre hoje mesmo!

Rosemeire Valéria Araujo